Os trabalhadores da Replan (Refinaria de Paulínia) entraram em greve nesta quinta-feira, 12. A paralisação, que terá a duração de 24 horas, foi deflagrada na entrada do turno das 15h30.
Nesta sexta-feira, os funcionários do setor administrativo não entrarão na empresa. Há dias, a direção do Sindipetro Unificado (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo) alertava a empresa sobre a possibilidade de realizar a greve, devido à postura intransigente da gerência da refinaria em relação à contratação de mais operadores para a ETA (Estação de Tratamento de Água).
O setor, há meses, vem sendo prejudicado com a falta de trabalhadores e as propostas apresentadas pela empresa para suprir o problema foram consideradas inadequadas e rejeitadas pela categoria, em assembleias no mês passado.
O Sindicato e os trabalhadores reivindicam a ampliação do efetivo mínimo do painel da ETA, que hoje é o único da refinaria que opera com apenas um trabalhador por turno, situação que coloca os funcionários em condição degradante e com risco de acidentes.