Uma bica de água na Praça Cândido Portinari na Vila Nogueira em Campinas atrai cada vez mais moradores e gera até filas aos fins de semana. A situação já começa a incomodar os vizinhos. O ponto, que fica próximo à Praça Arautos da Paz, já era conhecido mesmo antes da crise hídrica e reúne pessoas com galões e garrafas, além de motoristas que aproveitam para lavar os carros.
O aposentado Antônio Bento mora em frente ao local há 47 anos e conta que o fluxo aumentou. O problema é que o número de veículos já começa a incomodar e atrapalha a entrada e a saída da residência. A procura é tanta que ele até sugere a criação de uma faixa para organizar os veículos. Apesar disso, conta que confia na qualidade e até consome e usa a água no preparo de alimentos.
Quem não mora tão perto enumera as vantagens. Jonas Gonçalves estima uma economia de 34 litros por dia e usa os galões na descarga e na lavagem de roupas. Ele também se diz consciente e conta que tenta sempre reaproveitar a água da chuva. Consultada sobre a origem e a qualidade da água da bica, a Sanasa alegou que não tem responsabilidade sobre o local. Já o Departamento de Águas e Energia Elétrica e a Vigilância Sanitária não responderam até o fechamento desta reportagem.