Dados divulgados pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) reforçam as estatísticas regional do setor que apontam queda no nível de emprego.
Em 2014, o nível de emprego na construção brasileira registrou queda de 0,51% em comparação com o ano anterior. O saldo entre demissões e contratações ficou negativo em 18 mil trabalhadores com carteira assinada, de acordo com pesquisa elaborada pelo SindusCon em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
Campinas, com queda de 4,74% foi a segunda região do estado com maior queda percentual no número de postos de trabalho. Em números, foram 4212 vagas fechadas, atrás apenas da região de Presidente Prudente, onde a queda chegou a 13,55%
O diretor da regional Campinas do SindusCon, Marcelo Benzenutti analisa o índice regional.
Em números absolutos Campinas também foi a segunda maior, atrás apenas da capital, que registrou queda de 3,19% ou 12.806 vagas. Marcelo Benzenutti diz esperar uma agilidade maior na aprovação dos projetos para que sejam viabilizados novos empreendimentos e, por consequência, mais contratações.
De acordo com informações do setor, já era esperada a queda no número de empregados em 2014 além da desaceleração no volume de edificações imobiliárias.