Tramita na Câmara Municipal de Campinas um projeto de lei que prevê multa de R$ 1 mil aos moradores que forem flagrados lavando calçamentos e passeios públicos com água tratada.
Caso aprovado e sancionado pelo executivo, os fiscais da Sanasa não vão precisar mais advertir por escrito a pessoa, como é feito atualmente, e a multa já será aplicada. Nas ruas as pessoas ouvidas pela reportagem apoiam a medida. Em 2014, a Sanasa recebeu mais de 10 mil denúncias de uso indevido de água tratada. Foram cerca de cinco mil orientações e 92 pessoas foram notificadas sendo que nenhuma multa foi aplicada.
O vereador Gustavo Petta, do PC do B, autor do projeto comenta que o valor da multa é para pesar no bolso e a pessoa deixar de desperdiçar água. Para o vereador, a multa neste caso é um recurso necessário utilizado pelo poder público em situações que oferecem risco à segurança e à qualidade de vida da população.
Segundo o vereador, deve-se elogiar a maioria dos consumidores que reduziu o consumo de água mas não pode deixar que os demais desperdicem. Em São Paulo, os vereadores já aprovaram em primeira discussão um projeto que também prevê multa para quem desperdiçar água tratada.