CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Racionamento em Valinhos completa um ano e pode ser ampliado

O racionamento em Valinhos vai continuar pelo menos até setembro e pode ser ampliado caso as chuvas sejam novamente insuficientes. O rodízio acontece há um ano e resultou na redução

Racionamento em Valinhos completa um ano e pode ser ampliado
O racionamento em Valinhos vai continuar pelo menos até setembro e pode ser ampliado caso as chuvas sejam novamente insuficientes. O rodízio acontece há um ano e resultou na redução de 25% no consumo. Segundo o presidente do Departamento de Água e Esgoto da cidade, Luiz Mayr Neto, 3 bilhões e meio de litros foram […]

O racionamento em Valinhos vai continuar pelo menos até setembro e pode ser ampliado caso as chuvas sejam novamente insuficientes. O rodízio acontece há um ano e resultou na redução de 25% no consumo. Segundo o presidente do Departamento de Água e Esgoto da cidade, Luiz Mayr Neto, 3 bilhões e meio de litros foram poupados no período, mas o município ainda não pode decretar o fim dos cortes nos bairros.

Entre os motivos, além da estiagem, estão a falta do tratamento total da água e as obras ainda não finalizadas. Uma delas é a ampliação de uma estação de captação do Rio Atibaia, que só deve terminar em setembro. O problema, ainda de acordo com Mayr Neto, é que 50% do serviço depende dos mananciais internos, que estão em baixa. A outra metade vem do Rio Atibaia, abastecido pelo Cantareira, já no volume morto. Para piorar, as reservas através de córregos e barragens não são consideradas suficientes. Mesmo estimadas em 90% neste início de ano, elas podem cair drasticamente caso a estiagem continue.

Com isso, o município já estuda adotar um rodízio ainda mais drástico entre os bairros. Atualmente, a cada dois dias uma região fica 18 horas sem o serviço. Esse tempo, porém, pode ser aumentado. Em meio às novas previsões de restrição, a Prefeitura de Valinhos divulgou que a economia contabilizada em um ano seria suficiente para abastecer a cidade por 135 dias. Nos doze meses do esquema especial, a média diária do uso da água por pessoa caiu de 250 litros para 190.

Compartilhe

Conteúdos