O excesso no consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes é uma das principais preocupações do Samu de Campinas, no período de pré carnaval e nos desfiles de Carnaval no município. O Serviço de Atendimento Móvel tem estruturas especiais para cada evento. Os blocos com maior concentração de foliões terão a assistência de ambulâncias com equipe médica. O carnaval na região central, com desfile na Francisco Glicério, terá uma estrutura de cerca de 70 m² para o atendimento de urgência.
O diretor do Samu, José Roberto Hansen, comenta a incidência de ocorrências envolvendo menores durante a folia e os atendimentos mais comuns neste período, como os exageros, problemas na pressão artéria, pequenos ferimentos.
Apesar das ocorrências geralmente não serem tão graves, o diretor do Samu destaca que no caso do carnaval na Francisco Glicério, no centro, a estrutura é suficiente para situações mais delicadas, envolvendo um número maior de vítimas.
Ao todo cerca de 20 profissionais vão atuar em turnos durante o carnaval. Está é uma equipe extra que também estará presente no carnaval com trios elétricos na região do Campo Grande. O serviço do 192 também estará a disposição em caso de ocorrência que necessitem do atendimento.