Campinas tem aproximadamente 20 mil analfabetos segundo dados da secretaria de educação do município. A cidade está entre as cinco do país com índices mais baixos daqueles que não sabem ler e escrever. Com o objetivo de chegar ao topo dessa lista em até três anos, a prefeitura lançou a II edição da Campanha de Erradicação do Analfabetismo, projeto que, segundo a secretária de educação de Campinas, Solange Villon Khon Pelicer, atende desde jovens até alunos da terceira idade.
Em 2014, durante a primeira campanha, mais de 700 alunos se formaram, como divulga a diretora da Fundação Municipal para Educação Comunitária, Darci da Silva.
A Fumec conta com quase 3 mil alunos matriculados na educação de jovens e adultos, o EJA 1, do primeiro ao quinto ano e no EJA 2, à partir do sexto ano. Quem tiver interesse em se matricular na educação de jovens e adultos em campinas, deve procurar a Fumec, através do site fumec.sp.gov.br ou procurar diretamente a secretaria de educação do município pelo telefone 2116-0432.