Produção acelerada e demanda maior do que a oferta – assim está o setor automotivo na região de Campinas, segundo o sindicato dos metalúrgicos. A informação vem na contramão do anúncio de demissão voluntária da General Motors em São José dos Campos.
A Toyota em Indaiatuba já sinalizou conversas para abertura de um novo turno, segundo o presidente do sindicato Sidalino Orsi Júnior. A Honda em Sumaré também trabalha no limite.
Uma preocupação do sindicato, no entanto é em relação a construção de novas fábricas em cidades fora da região de Campinas. A Honda que está construindo um novo espaço em Itirapina e a Toyota em Porto Feliz. Sidalino Orsi Júnior prevê um cenário mais otimista para região se comparado ao nacional.
A Honda anunciou neste início de fevereiro a operação da nova sede da América Latina na cidade de Sumaré. Anteriormente era em São Paulo e houve a transferência de 370 empregos para a região. Essa mudança, segundo o sindicato não deve impactar na oferta de novos postos de trabalho.