Campinas caiu mais de 100 posições e ocupa a pior colocação entre as metrópoles brasileiras, no levantamento de um centro de estudos americano Brooking Institute. São consideradas duas variáveis: o Produto Interno Bruto de cada cidade e a criação de empregos. Em 2013, Campinas estava na posição 175, sendo que 2014 caiu para a de número 291. O ranking mundial tem 300 metrópoles.
O economista da Puc-Campinas, Eli Borochovicios, fala do cenário nacional de retração no que é produzido e especificamente em relação a cidade, destaca a dependência no setor industrial. Ele compara com o Rio de Janeiro, que é o primeira no ranking dos municípios do Brasil.
Apesar da colocação de Campinas no ranking internacional das metrópoles, o economista Eli Borochovicius destaca a PIB per capita da cidade, que supera o da capital São Paulo e de várias regiões da América Latina.
Pelo ranking das cidades brasileiras, após Rio de Janeiro em primeiro lugar estão Fortaleza e Curitiba. São Paulo fica na nona posição.