Um em cada dez trabalhadores no Brasil já abriram processos contra as empresas que trabalham ou já trabalharam. Reclamações que cada vez mais terminam em acordos. A Justiça tem estimulado através das Semanas de Conciliação. Pela Décima quinta Região, o Tribunal Regional do Trabalho, fez 6.116 audiências com 4.160 conciliações durante o primeiro evento feito neste ano que envolveu 24 tribunais brasileiros. Na região de Campinas o percentual de acordos atingiu 68% dos casos. Para o Desembargador e Presidente do TRT da Décima Quinta Região, Lorival Ferreira dos Santos, vários aspectos contribuíram para os números: o maior acesso à Justiça, a descentralização dos parques industriais para o interior e a confiança na Justiça do Trabalho. E disse que tem sido uma regra geral o descumprimento da lei entre os empregadores.
O Comentarista da Rádio CBN e Especialista em Gestão de Empresa, Max Gehringer, chama a atenção dos trabalhadores para refletir mais sobre o momento de entrar com um processo. Acha prudente guardar o dinheiro recebido das ações para tempos de crise econômica no país ou falta de trabalho. E apesar da reflexão sobre a hora de processar e com exceção aos cargos de confiança, o comentarista da CBN lembra que diferente do que se acredita na crença popular as empresas não tem acesso a estes cadastros de trabalhadores. Não há uma lista negra no mercado de trabalho.
Ainda segundo os números, em média a cada ano dois milhões de trabalhadores entram com processos. Um em cada três vai para segunda instância e um em cada 11 ações da primeira instância vão para a segunda instância. Com isso, são todos os anos três milhões de novos processos na pauta judicial das diversas instâncias.