CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Catedral é a primeira a receber certificado de potencial construtivo

A Catedral Metropolitana de Campinas é a primeira edificação a receber o Certificado de Potencial Construtivo decorrente de Tombamento, concedido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas. Através

Catedral é a primeira a receber certificado de potencial construtivo
A Catedral Metropolitana de Campinas é a primeira edificação a receber o Certificado de Potencial Construtivo decorrente de Tombamento, concedido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas. Através do documento, a Cúria poderá transferir o potencial construtivo da área e aplicar os recursos na recuperação do patrimônio. Aprovada em 2008, a lei que […]

A Catedral Metropolitana de Campinas é a primeira edificação a receber o Certificado de Potencial Construtivo decorrente de Tombamento, concedido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas. Através do documento, a Cúria poderá transferir o potencial construtivo da área e aplicar os recursos na recuperação do patrimônio. Aprovada em 2008, a lei que permite aos proprietários negociar a possível área de construção de imóveis e reverter a verba para a recuperação do próprio patrimônio, foi regulamentada atrásra pela prefeitura municipal.

No caso da Catedral, a edificação está localizada numa área que permite edificação de até 15 andares. Porém, como o imóvel é tombado pelo Condepacc, o proprietário, no caso a Cúria Metropolitana, não pode utilizar de todo o potencial construtivo. Esse potencial poderá ser revendido a empreendedores, que poderão construir a área de direito da Catedral em outra região da cidade. De acordo com o secretário de cultura de Campinas, Ney Carrasco, o valor total que poderá ser arrecadado pela Cúria nessa negociação deverá ser integralmente revertido para a recuperação do patrimônio.

O cônego da Catedral, Álvaro Ambiel, comemorou a emissão do certificado, já que a negociação do potencial construtivo da edificação será importante para o término da restauração de toda a igreja. Ele afirma que já entrou em contato com alguns empreendedores, mas as negociações deverão ter prosseguimento a partir de atrásra. Os proprietários do Jockey Clube de Campinas, localizado no Centro e também do Centro de Convivência Cultural já entraram com pedido para receberem a certificação.

 

Compartilhe

Conteúdos