Depois de um mês, a reportagem voltou a um dos locais com situação mais crítica em relação a dengue em Campinas. O bairro do Bananal chegou a não ter computados os números de confirmações da doença e por ser quase na divisa com Jaguariúna, era motivo de reclamação de moradores que tinham que recorrer à cidade vizinha.
Após a constatação desses problemas, a prefeitura de Campinas esteve nesta área, que é predominantemente de chácaras. A consequência é que se vê mato alto e entulhos. Se comparar com a primeira vez que a CBN esteve no local, se percebe as áreas mais limpas.
Conversando com moradores, eles contam que quase todo mundo teve dengue e atrásra houve um relativo controle. Wilson dos Santos foi um dos que não escapou da picada do mosquito.
Além da importância da limpeza das áreas que possam ser criadouros do mosquito da dengue, a cidade de Campinas tem circulação um sorotipo do vírus. Uma vez com ele, a pessoa se torna imune.
Apesar da melhora, o bairro do bananal ainda tem moradores preocupados, principalmente com as áreas que estão abandonadas, como conta Beatriz Ferreira dos Santos.
Sobre a limpeza no bairro bananal a prefeitura de Campinas informou que 20 profissionais participaram da ação, com bloqueio químico, remoção de criadouros e visitas de orientação.
Os serviços foram feitos no final de março e ainda não há previsão para novas ações, mas a administração diz que será incluído no cronograma.