O pacotão “Abril da Saúde” anunciado pela prefeitura de Campinas prevê várias contratações no setor para a cidade ainda neste mês. A CBN Campinas acompanha o cronograma e há alguns dias para o fim de abril faz um balanço do que foi feito até aqui. A Farmácia Popular, a Unidade Descentralizada do Samu, o prédio reformado do PA São José: Estes foram entregues, mas houve problemas como falta de medicamentos e no caso do PA, o atendimento como UPA não veio junto à entrega do espaço.
Para os próximos dias, a Secretaria de Saúde garantiu as ordens de serviço para reforma do PA Campo Grande e do Centro de Saúde do Jardim Capivari. Sobre as contrações, dois concursos foram homologados neste mês de abril: de agentes comunitários com 55 vagas e de técnicos de enfermagem, com 100 vagas. A chamada desses profissionais deve acontecer até o final do mês.
Na ocasião do anúncio do “Pacotão”, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, destacou essas contratações. No material entregue à imprensa, estão previstos 616 cargos de agentes comunitários de saúde para reforço nas equipes de combate à dengue. Questionamos este número e a prefeitura explicou que se trata de um projeto de lei que foi enviado à Câmara de Vereadores, para a criação desses cargos.
O Legislativo disse que recebeu o projeto no final de março, houve o trâmite interno e nesta sexta-feira, haverá uma audiência pública sobre o projeto. Só após isso, poderá entrar em votação no plenário.
Sobre a contratação de médicos a prefeitura apresentou um balanço de março e abril, com cerca de 200 profissionais convocados, entre clinica geral, ginecologia, pediatria e medicina da família e comunidade.