A Prefeitura de Valinhos decretou estado de emergência nesta quinta-feira, depois de divulgar dados atualizados de dengue no município. Ao todo são 736 notificações com 219 casos confirmados sendo 183 autóctones e 36 importados. A Prefeitura informou que instalou 12 lâmpadas que servem de armadilha para o mosquito, além das visitas casa a casa feitas pela Vigilância Epidemiológica e Zoonoses para orientar a população.
A Prefeitura informou também que descartou que a dengue tenha sido a causa da morte de dois pacientes que passaram por atendimento nas UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h e Santa Casa de Valinhos, no último mês de março.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o laudo oficial que veio da IAL (Instituto Adolfo Lutz) aponta que o primeiro caso investigado foi de morador do Bairro Bom Retiro, 59 anos. A causa da morte foi por febre maculosa.
Já o segundo caso investigado foi do paciente que mora no bairro Jardim Celani, 66 anos e morreu no último dia 31 de março. A Santa Casa, colheu amostras de sangue para apurar duas suspeitas: de dengue e febre maculosa, porém, as duas suspeitas foram descartadas.