Um dos principais acessos dos pedestres da região central de Campinas até o Terminal Metropolitano tem gerado medo pra quem precisa passar por lá todos os dias, principalmente à noite.
O trajeto tem menos de 300 metros mas a preocupação não tem fim. A área é conhecida pelas autoridades como ponto de usuários de drogas. A mais nova preocupação das pessoas é a falta de um alambrado na área ao longo da calçada que faz a ligação entre a Estação Cultura e o terminal. Com isso, fica fácil de bandidos se esconderem em meio ao mato. Outro perigo é o livre acesso à linha férrea. O cobrador Oswaldo Rodrigues passa pelo local diariamente e vai direto ao assunto
Para a diarista Maria José já passou da hora de deixarem mais segura a passagem para os pedestres. Ela foi assaltada no local e, dentre os pertences levados, estavam os remédios que ela tinha ido buscar na Farmácia de Alto Custo da Unicamp, para o filho que faz tratamento. Ela diz que não é difícil passar e ver pessoas usando drogas à noite mas, segundo ela, a única coisa que pode ser feita é fingir que não viu. O designer Alex Leandro classifica como descaso a situação e comenta que se preocupa em passar pela calçada
A prefeitura informou que a área citada na reportagem não é de responsabilidade da administração municipal. A assessoria da Concessionária ALL, responsável pela linha férrea disse que todas as ações relacionadas à segurança foram tomadas em Campinas.
A Polícia Militar informou que tem feito muitas operações policiais no local, Estação Cultura e Terminal Rodoviário Metropolitana, porém somente o policiamento preventivo não é suficiente para que cessem os problemas por lá. Enquanto não houver uma revitalização do local , o problema não será resolvido por completo.