A região do Cambuí em Campinas apresenta aumento no número de roubos, na comparação do 1° quadrimestre desse ano, com o período do ano passado. Nos quatro primeiros meses de 2014 foram 100 roubos. Em 2015, passou para 144, aumento de aproximadamente 30%. No caso dos roubos de carro, o crescimento ficou em 18%, de 43 para 52 ocorrências deste tipo. Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado, considerado os registros feitos no 13° Distrito Policial.
O Coronel do 8° batalhão da Polícia Militar, Marci Elber, reforça que esse aumento em números brutos não é tão expressivo e já se espera uma redução nos índices. A maioria das ocorrências acaba acontecendo a partir do final da tarde, com o perfil de vida noturna no local.
O impacto do aumento dos roubos vem nos seguros de veículos, por exemplo. O diretor Regional do Sindicato dos Corretores, o Sincor Campinas, Adelairton Ferreira Eloi, destaca essa área do Cambuí como uma das com mais ocorrências deste tipo. O preço do seguro chega a ser 10% mais caro, para que mora no local.
O sindicato reforça que maioria dos roubos no Cambuí acontecem o período da noite e sobre essa situação, que também foi destaca pela coronel Marci Elber, a PM destaca que faz ações conjuntas com órgãos da prefeitura para combate desses crimes e outras situações como problemas no trânsito e fiscalização de estabelecimentos.