CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ato de moradores pede melhorias em UBS do Jardim Eulina

Moradores do bairro e usuários da Unidade Básica de Saúde Doutor Laerte de Moraes, no Jardim Eulina em Campinas, fizeram um ato por melhorias no local na manhã desta quarta-feira.

Ato de moradores pede melhorias em UBS do Jardim Eulina
Moradores do bairro e usuários da Unidade Básica de Saúde Doutor Laerte de Moraes, no Jardim Eulina em Campinas, fizeram um ato por melhorias no local na manhã desta quarta-feira. Eles usaram uma caixa de som e afixaram faixas no alambrado que cerca o local. O protesto reuniu cerca de 30 pessoas que ficaram concentradas […]

Moradores do bairro e usuários da Unidade Básica de Saúde Doutor Laerte de Moraes, no Jardim Eulina em Campinas, fizeram um ato por melhorias no local na manhã desta quarta-feira. Eles usaram uma caixa de som e afixaram faixas no alambrado que cerca o local. O protesto reuniu cerca de 30 pessoas que ficaram concentradas em frente à unidade. O funcionamento não foi interrompido. O grupo pede a contratação de mais profissionais e a reforma imediata do espaço, medida que teria sido prometida pela Prefeitura em 2014. Passado um ano, no entanto, as reclamações continuam, porque as obras não começaram e os problemas são diversos.

A sala usada pelo dentista, por exemplo, foi alagada durante as últimas chuvas e está interditada. Segundo a representante dos moradores, Maria da Glória, o prédio apresenta vários problemas estruturais e um dos telhados, inclusive, oferece risco de queda. Mas o problema é que também faltam médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e até recepcionista. Além disso, a reposição de medicamentos não é regular e também afeta os pacientes. Com isso, quem depende do atendimento, precisa buscar unidades maiores, como pronto-atendimentos e hospitais. Andressa Evelin já teve que pegar ônibus para que a filha de um ano e três meses fosse atendida.

A Prefeitura foi procurada para responder sobre as reclamações e alegou que o quadro de profissionais do Centro de Saúde do Eulina está quase completo. Há vagas para técnico de enfermagem e Agentes Comunitários. O primeiro, segundo a nota, está em processo de contratação. Já para os agentes foi realizado um processo seletivo no início deste ano. O comunicado ainda afirma que o setor de manutenção do Distrito Norte esteve na unidade há cerca de um mês para reparos na calha e na sala que era atingida pela chuva, mas os equipamentos não foram atingidos. Uma nova manutenção no prédio está prevista para este semestre. Em relação à falta de medicamentos, a Secretaria de Saúde informa que dos mais de 300 itens disponibilizados pela rede, cinco estão em falta. Alguns itens, de acordo com o Executivo, podem ser encontrados com preços baixos ou até gratuitamente na Farmácia Popular.

Compartilhe

Conteúdos