Especialista dá dicas sobre como agir no caso de estar desempregado

O número de trabalhadores desempregados na cidade de Campinas cresceu 67% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campinas, a Acic. Até o final de abril, mais de 47 mil pessoas encontravam-se desempregadas na cidade.

O Psicólogo e Professor de Gestão de Pessoas da Universidade Mackenzie, Marcelo Alves Dos Santos, comenta sobre os possíveis efeitos que o desemprego pode trazer na vida de uma pessoa. “Afeta auto-estima da pessoa demitida, podendo levar até a algumas doenças como depressão e outras coisas”.

Segundo o Professor, em tempos normais, o período médio para recolocação varia de três a oito meses. “Mas no cenário atual isso pode aumentar, pois não é apenas uma empresa que esta em condições de recessão, são praticamente todas” afirma.

Períodos de desemprego podem trazer problemas para um grupo familiar, pois caso a família não conte com reserva financeira, poderá vir a ter problemas, e ter de cortar gastos importantes.

Santos finaliza dando algumas dicas para evitar longos períodos desempregado. “Recomendamos que a pessoa tenha a preocupação em manter uma empregabilidade. No período que a pessoa está empregada, é importante que ela vise fazer cursos e especializações até pra se manter no emprego. Além disso, é importante manter sempre ativa uma rede de relacionamentos promissora, o chamado Network”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mogi Mirim confirma 1ª morte por febre maculosa desde 2023

Blitz educativa em Campinas foca motociclistas, que representam quase metade das mortes no trânsito

Rios que abastecem Piracicaba seguem com nível e vazão abaixo da média em outubro 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.