As chuvas registradas em maio ficaram acima da média histórica para o período em Campinas. Segundo o Cepagri, choveu 82,3 mm. No mês, chove em média 63,3. Isso impacta nos rios da região. No Atibaia que abastece 95% de Campinas, junho começa com uma vazão bem maior da registrada no início de maio. Sai dos 6,4 m³/s para 14,1.
Para este mês junho as expectativas de chuva são menores, o que é típico no período. Historicamente fica em torno de 35 mm. A pesquisadora do Cepagri, Priscila Coltri, prevê um ano de 2015 típico. Não tão seco como ano passado, nem tão chuvoso.
O sistema Cantareira começa o mês de junho com 19,8% da capacidade, considerando o volume morto. Isso significa um nível negativo em 9,5%. O mês anterior tinha começado um pouco melhor, em 19,9% e mesmo com as chuvas no final de maio, finalizou com 0,3 ponto percentual a menos. No período de maio choveu 74 mm, o que corresponde a cerca de 95% da média histórica para o mês que é de 78 mm.
Para junho são esperados 58,5 mm de chuva em todo Sistema Cantareira, que é mais ou menos o que se registra nessa época do ano, segundo dados da Sabesp.