Em menos de trinta dias a região do bairro Nova Europa, em Campinas, registrou dois assassinatos levando a insegurança aos moradores. Em maio passado, um cabeleireiro foi morto por dois homens, que acabaram fugindo, em seguida. Já no começo desse mês, um empresário foi morto em frente de uma academia.
De acordo com informações da Polícia Militar, no terceiro trimestre de 2014, o 35º batalhão, que abrange o Nova Europa, ficou na nona posição entre todas as unidades do Estado no quesito índice de criminalidade, incluindo furto e roubos de veículos e homicídios. Segundo o Capitão da 1ºCIA da Polícia Militar do 35º BPMI, Argeu Alencar da Silva esses números seguem em queda.
Com relação às mortes ocorridas ele disse lamentar e afirma que a região do bairro Nova Europa recebe um patrulhamento efetivo
O 35º Batalhão é responsável por cerca de 47 bairros da região sul de Campinas. O capitão comenta também a importância das iniciativas populares como o Vizinha Solidária. Ele cita os bairros do Taquaral e Guarani em que moradores criaram meios de comunicação para compartilharem informações relacionadas à segurança.
Outra possibilidade da aproximação da população junto à Polícia Militar é a participação no Conseg – o Conselho de Segurança da região. Cada conselho abrange vários bairros e conta com a participação das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, vereadores, além dos próprios moradores da região.