O SESI Campinas apresente no período de 03 a 25 de junho a mostra “Cine SESI-SP no Mundo: Novos Clássicos do Cinema Francês”. Dentro da programação o público poderá conferir quatro produções da cinematografia contemporânea francesa. Os filmes serão exibidos no dia três, 11, 18 e 25 de junho, sempre as 20h. A iniciativa da mostra é fruto da parceria entre o SESI-SP e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. A programação completa segue:
A Esquiva | L’Esquive
3 de junho, quarta
Comédia Dramática, 117 minutos
Em um conjunto habitacional no subúrbio parisiense, um anjo passa declamando apaixonadamente versos da peça Le Jeu de l’Amour et du Hasard. É Lydia, embalada por Pierre Marivaux (1688-1763) e às voltas com os ensaios do espetáculo a ser montado por sua turma de sala de aula para as festividades da escola. Já Abdelkrim, apelidado de Krimo, que se arrasta levando seu tédio pelas quebradas suburbanas, descobre repentinamente o amor por Lydia, sua colega de sala. No entanto, ele não é expansivo, então, como se declarar à garota? Uma solução se impõe: corromper seu amigo Rachid, parceiro de cena de Lydia, para obter o papel de Arlequim. O que Krimo não ousa dizer, Marivaux o fará em seu lugar! Mas a astuciosa manobra torna-se uma verdadeira odisseia para ele, que fica apavorado com a amplitude do texto e as exigências implacáveis de sua professora de francês. Kim encontrará as palavras a serem ditas antes que o boato, as ciumeiras e as inimizades não se metam em seu caminho?
Até já | À Tout de Suite
11 de junho
França, 2004, exibição digital, preto e branco, legendado em português
Ao desligar o telefone depois de um até já do namorado, ela sabe muito bem, sem saber ainda aquilo que ela nem imagina: a pessoa que ela ama, esse príncipe de parte alguma, é um bandido – e ele acaba de cometer um assalto: há mortos. O ano é 1970, ela tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço restrito do apartamento paterno – de longos corredores, num belo bairro – e mergulha numa geografia fugitiva, da Espanha para o Marrocos e a Grécia, passando de uma vida de garota normal para a que ela escolheu, com suas delícias e consequências.
Bom Trabalho | Beau Travail
18 de junho, quinta
França, 1999, exibição digital, colorido, legendado em português
Drama, 93 minutos
O ex-suboficial Galoup se lembra dos tempos felizes vividos na Légion Étrangère, de sua vida muito bem orquestrada com sua tropa de homens radicada no golfo de Djibouti, travando guerra e consertando estradas. No entanto, o que ele perdeu de verdade foi o comando do grupo de jovens soldados, por não querer dividi-lo com ninguém. O filme é um passeio coreográfico pelo campo de treinamento da Legião Estrangeira Francesa, no nordeste da costa africana. As imagens mostram o universo repressor e os conflituosos sentimentos do sargento Galoup.
Duas Senhoras | Dans la Vie
25 de junho, quinta, às 20h
França, 2007, exibição digital, colorido, legendado em português
12 – Não recomendado para menores de 12 anos
O filme tem como pano de fundo a França de hoje. Sélima é uma jovem enfermeira árabe que, cansada dos comentários racistas que ouve diariamente, resolve trabalhar como enfermeira particular de Esther, uma judia idosa.
Mais informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita