A situação econômica no país desacelera as compras, inclusive, de imóveis. A alternativa, diante disso acaba sendo os aluguéis. A consequência é que valor aumenta. Em Campinas, por exemplo, o preço do aluguel ficou 3,2% mais caro nos últimos seis meses.
O Delegado Municipal do Creci Campinas e Diretor da Rede Total de Imóveis, Cristiano Espinoza, comenta o cenário dos financiamentos e o perfil da região. A maior demanda é por apartamentos de um dormitório. O impacto com isso, é que esses imóveis tem um aumento de preço ainda mais expressivo. No primeiro semestre, os valores subiram 7,7%. Os dados são do índice Fipe/Zap.
A variação do preço de aluguel de um imóvel de um quarto em Campinas vai de R$ 500 a R$ 1300, dependendo da localidade, estrutura do condomínio e se tem garagem, por exemplo. Na contramão estão os imóveis de quarto quartos ou mais. Nestes o preço caiu 0,2% nos últimos seis meses. A questão é que o aluguel pesa para as famílias, como a de Rosilda Dias Sousa.
Nos próximos meses, o cenário não deve mudar. O financiamento, principalmente, pela Caixa está mais difícil. Para o Delegado Municipal do Creci, Cristiano Espinoza, os aluguéis devem continuar sendo a opção encontrada.