Oito cães em condições de maus-tratos, que foram resgatados pelo grupo Operacão Resgate, correm o risco de terem que voltar para o antigo dono, que os confinava em gaiolas em condições insalubres. Isso porque o Juiz responsável pelo caso, José Evandro Melo, pediu a devolução dos animais. A decisão foi preferida pelo fórum regional da Vila Mimosa.Os cães das raças Spitz e Lhasa Apso foram encontrados pela Guarda Municipal, que ao constatarem as péssimas condições em que vivam, foram autorizados pela Justiça a retirarem os animais do local.
Uma veterinária e cuidadora independente que preferiu não se identificar, adotou 4 deles. Ela conta que os cães foram encontrados sem dentes, com doenças de pele e sujos pelos próprios excrementos. Uma das fêmeas Spitz, que é uma raça de cães frágeis de pequeno porte, precisou passar por cirurgia. Por causa de problemas na bexiga, ela urinava sangue. Apesar de estarem se recuperando aos poucos nos dois meses em que estão com a nova dona, o comportamento dos cãozinhos evidencia um grande trauma. A advogada que cuida do caso, Angélica Soares, teme não ser possível reverter a situação. A nova dona está desesperada diante da possibilidade dos cachorrinhos terem que voltar a viver naquelas condições.
O antigo dono, que é estudante de medicina veterinária, foi procurado pela produção, mas disse que precisava antes consultar seu advogado e depois disso não atendeu mais as ligações. O Juiz responsável pela determinação de devolver os cães está em licença segundo informações obtidas pelo cartório da 4ª Vara e não foi indicado nenhum substituto para entrevista.