CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas sedia evento sobre segurança na Construção Civil

Em qualquer cidade do país, seja em bairro nobre ou desamparado, as obras de construção de casas, prédios residenciais ou comerciais e reformas, sempre retratam o mesmo problema: o descaso

Campinas sedia evento sobre segurança na Construção Civil
Em qualquer cidade do país, seja em bairro nobre ou desamparado, as obras de construção de casas, prédios residenciais ou comerciais e reformas, sempre retratam o mesmo problema: o descaso com as normas de segurança individual e coletiva dos trabalhadores da construção civil. Somente no primeiro semestre de 2015, o Ministério Público do Trabalho-15ª Região […]

Em qualquer cidade do país, seja em bairro nobre ou desamparado, as obras de construção de casas, prédios residenciais ou comerciais e reformas, sempre retratam o mesmo problema: o descaso com as normas de segurança individual e coletiva dos trabalhadores da construção civil. Somente no primeiro semestre de 2015, o Ministério Público do Trabalho-15ª Região recebeu dos municípios que abrangem a sua circunscrição, 1.224 denúncias de irregularidades no meio ambiente do trabalho na construção civil.

Para discutir e refletir sobre este número e outros dados alarmantes de acidentes e mortes nas obras, a importância dos protocolos de segurança individual e coletiva e as relações de trabalho na construção civil, o MPT-15ª Região, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho-15ª Região, OAB 3ª Subseção Campinas, Fundacentro, Sinticom, Sinduscon-SP, Ciesp Campinas, Trabalho Seguro, Escola Judicial TRT-15ª Região, Codemat, Seesp, Ministério do Trabalho e Emprego, Construtora Itajaí e Ceasa – Banco de Alimentos, promovem o Seminário “Alerta à Construção Civil: Mais Prevenção, Mais Vida”, no dia 5 de atrássto, das 8h30 às 17h, no Vitória Hotel Concept Campinas (Avenida José de Souza Campos, 425, Cambuí).

O evento é voltado para construtoras, empreiteiras, incorporadoras, sindicatos, associações, profissionais liberais que estejam envolvidos direta e indiretamente no setor, trabalhadores, juristas e população em geral. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.maisprevencaomaisvida.com.br e a entrada para o evento será mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível ou 1 lata de leite em pó, que será entregue ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas.

 Números de atenção 

Não é preciso muita investigação para encontrar irregularidades e negligência com a segurança do trabalho na construção civil. Os próprios números mostram esta realidade. Em 2014, o MPT-15ª Região, dentro das 599 cidades que estão na sua área de atuação, recebeu 2.487 denúncias de irregularidades. A Previdência Social aponta também outra estatística de extrema atenção: em 2013, foram contabilizados em todo o Brasil 559.081 acidentes de trabalho de pessoas com carteira assinada e 158.830 acidentes de trabalhadores sem registro em carteira. Deste universo, dentro do setor da construção civil, 61.889 trabalhadores com carteira assinada se acidentaram e 13.380 sem registro sofreram algum tipo de acidente.

Para o procurador do trabalho e vice-coordenador nacional da Codemat (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), Ronaldo José de Lira, estes números podem ser maiores. “A subnotificação de doenças e acidentes do trabalho é histórica no Brasil. Acredita-se que, pelo menos, 50% das doenças e acidentes não são registrados. Na construção civil esse fato não é diferente, mesmo porque é um setor que conta com alto índice de informalidade”, cita.

Descumprimento às normas de segurança

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campinas e Região (Sinticom), Francisco Aparecido da Silva, indica que as empresas do setor descumprem a legislação de SST (Sistema de gestão de qualidade na área de Segurança e Saúde no Trabalho). “Nas inspeções e fiscalizações que são feitas nas obras e acompanhadas pelo sindicato e pelo MPT-15ª Região, ainda encontramos uma série de irregularidades e descumprimento da legislação de SST, tais como: andaimes mal instalados, falta de plataformas de proteção nas periferias das obras, ausência de redes e até falta de equipamentos de proteção individual”.

A Codemat, que visa articular nacionalmente as ações institucionais desenvolvidas pelo MPT na defesa do meio ambiente do trabalho, com atenção à saúde e à segurança do trabalhador com o objetivo de evitar e reduzir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, preocupada com o alto índice de denúncias do setor e casos registrados, em especial, em Campinas e região, quer levar ao Seminário “Alerta à Construção Civil: Mais Prevenção, Mais Vida”, o aprofundamento ao tema da segurança.

“A construção civil faz parte de dois projetos prioritários da Codemat, e isso se deve ao número expressivo de acidentes graves e fatais ocorridos no setor. A maioria desses acidentes decorre de soterramento, choque elétrico e queda de altura, ou seja, de situações que poderiam ser evitadas. Isso demonstra que a maioria das empresas não está empenhada em executar um plano de gestão de riscos, designando pessoas capacitadas para identificar e gerenciar os principais fatores capazes de provocar o acidente”, relata o procurador do trabalho, Ronaldo José Lira.

Na prática, a prevenção, quando existente, é muito limitada e se resume na distribuição de equipamentos de proteção individual, o que por si só é ineficaz para reduzir o quadro estatístico da previdência social.

Para o diretor sindical, o evento é de grande importância para a conscientização do setor. “O Sindicato também procura realizar eventos tanto para trabalhadores quanto para os Técnicos de Segurança do Trabalho”, destaca Silva.

 

PROGRAMAÇÃO – SEMINÁRIO

ALERTA À CONSTRUÇÃO CIVIL: MAIS PREVENÇÃO, MAIS VIDA!

05 de atrássto de 2015 – a partir das 9 horas.

Vitória Hotel Concept Campinas (Avenida José de Souza Campos, 425 – Cambuí).

 

Compartilhe

Conteúdos