A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo quer padronizar as medidas de segurança para evitar roubos na saída de mercadorias do Aeroporto Internacional de Viracopos. O plano foi revelado pelo assessor de Segurança da entidade, coronel Paulo Roberto de Souza, que explica que a intenção é reforçar a proteção dos produtos através da concentração do policiamento no trajeto. Ele não detalhou a medida, mas confirmou que a ideia ainda não foi aplicada porque é articulada pela entidade juntos aos órgãos policiais.
Ainda segundo o coronel, a intenção de proteger as cargas não envolve apenas a área do terminal aéreo, mas também as rodovias que cortam a região de Campinas, como Santos Dumont, Dom Pedro e Bandeirantes. Muito comum devido às empresas e multinacionais de tecnologia na RMC, o transporte de produtos eletrônicos é o alvo principal dos ladrões, que costumam atacar caminhões e carretas em pontos isolados.
Os casos são frequentes e o último registro aconteceu nesta quarta-feira, quando uma quadrilha fortemente armada rendeu o motorista na ligação entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes e levou 3 mil celulares. A Polícia Militar foi acionada e a mercadoria avaliada em 1 milhão e meio de reais acabou abandonada em uma área rural de Sumaré, mas ninguém foi preso. Em meio à preocupação com a ocorrência de crimes deste tipo, os índices divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam uma queda de 28 casos em maio para 12 em junho.