CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Novo método pode ajudar na erradicação da hanseníase no Brasil

Um novo método de detecção da hanseníase, doença popularmente chamada de lepra, pode ajudar na ajuda na luta pela erradicação da doença no Brasil. O novo método foi criado através

Novo método pode ajudar na erradicação da hanseníase no Brasil
Um novo método de detecção da hanseníase, doença popularmente chamada de lepra, pode ajudar na ajuda na luta pela erradicação da doença no Brasil. O novo método foi criado através de uma pesquisa realizada por um grupo de estudos da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, orientado pelo professor Rodrigo Ramos Catharino. A vantagem dele […]

Um novo método de detecção da hanseníase, doença popularmente chamada de lepra, pode ajudar na ajuda na luta pela erradicação da doença no Brasil. O novo método foi criado através de uma pesquisa realizada por um grupo de estudos da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, orientado pelo professor Rodrigo Ramos Catharino. A vantagem dele é que é menos evasivo e doloroso para os pacientes, além de ter um custo menor, como explica a biomédica Estela de Oliveira Lima, membro do grupo de estudos.

O estudo foi publicado na edição de março da Analytical Chemistry, a mais conceituada revista da área. Para o especialista, dr. Getúlio Ferreira de Morais, estudos como esse são primordiais para eliminar a doença no país.

A hanseníase, como muitas doenças, se diagnosticada o início tem o tratamento muito facilitado e segundo a dra Estela De oliveira Lima o novo método contribui para que a doença seja detectada precocemente.

A pesquisa foi realizada no Laboratório Innovare Biomarcadores da Unicamp em parceria com o Instituto Fiocruz do Rio de Janeiro que está validando o projeto, e durou um ano e meio.

Compartilhe

Conteúdos