Um projeto de lei protocolado pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL) está propondo a aceitação de animais de estimação, principalmente cachorros, em abrigos que atendem moradores de rua em Campinas. Segundo o vereador muitos recusam atendimento nesses locais pelo fato de não poderem levar consigo seus animais.
Além de beneficiar a população que vive nas ruas, a lei também prevê benefícios aos próprios animais. Para a advogada e voluntária da operação cão resgate, Angélica Soares, tal medida evita o abandono de cães e promove uma readequação dos abrigos para recebe-los.
Para que esses animais fossem aceitos eles teriam de ser vacinados e castrados, como propõe a lei do vereador Paulo Bufallo. A secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas, Jane Valente, afirma que é preciso uma discussão efetiva sobre quais locais podem receber os animais, mas vê com bons olhos a possibilidade.
O projeto inclui espaços como abrigos emergenciais, casa de passagem, albergues e centros de serviços, públicos ou privados que mantenham convênio, parceria ou contrato com a prefeitura. A proposição ainda não tem data para ser votada.