As quadrigêmeas que nasceram no Caism da Unicamp completaram um mês e processo de evolução é considerado satisfatório pela equipe médica. A Milena, Beatriz, Sara e Raquel estão pesando entre um quilo e um quilo e cem gramas. Embora ainda pequenas, três delas já respiram sem ajuda de aparelhos. Só a Milena que ainda requer o equipamento. As quatro já se alimentam com leite materno, através de uma sonda.
Agora, a mãe, Miriam Lopes de 31 anos, já pode pegar no colo as filhas que respondem bem a esse carinho.
A médica neonatologista que faz o acompanhamento da família, Estafania Pacífico, confirma a saúde das quadrigêmeas, destaca que o processo é individual e ainda há etapas pela frente antes da alta do hospital. A expectativa é que altas das bebês aconteçam a partir de setembro. A saída do hospital é aguardada com bastante ansiedade pela mãe das quadrigêmeas.
A família é de Pedreira. O casal Miriam e Stephan Lopes tem ainda uma filha de dois anos. A mãe tem revezado – um dia no Caism com as gêmeas e outro com irmã mais velha.
Doações como fraldas, roupas, acessórios e brinquedos para bebês podem ser feitas na área de Comunicação Social do Caism da Unicamp. Atualmente, a área de UTI Neonatal do Caism está superlotada e há até um espaço adaptado para atendimento devido uma reforma no prédio.
O encaminhamento ao local deve ser feito então através de controle e regulação de vagas.