A Guarda Municipal de Campinas deve colocar nas ruas, dentro de 20 dias, cerca de 90 GMs treinados para agir também como agentes de trânsito. O decreto que permite a parceria com a Guarda Municipal foi assinado pelo prefeito Jonas Donizette em meados de julho passado.
O Secretário Municipal de Segurança, Luiz Augusto Baggio, afirma que a atividade principal da corporação permanece sendo a segurança.
De acordo com o secretario o GM tem que estar preparado para sua atividade de rotina e mais preparado para realizar a fiscalização de trânsito. Ele informou também que a Secretaria vai acompanhar os trabalhos dos GMs para verificar se essa nova função não estará, efetivamente, sobrecarregando as atividades dos GMs.
Luiz Augusto Baggio nega que a intenção seja que o município arrecade mais por meio das multas. Para ele o objetivo é aumentar a fiscalização coibindo as irregularidades cometidas.
A Legislação permite que os cerca de 750 Guardas Municipais podem atuar como agente de trânsito mas apenas os integrantes que passarem por treinamentos é que terão essa função também.