Em estado de greve e com paralisação anunciada para esta terça-feira, os servidores municipais de Americana estão reunidos no Paço Municipal, onde devem fazer uma assembleia para decidir os rumos do movimento. Eles reivindicam o pagamento integral dos salários, já que apenas R$ 800 foram pagos para cada funcionário no mês de atrássto.
A alegação da Prefeitura é de que não há dinheiro suficiente em caixa, já que a situação financeira é ruim depois do desvio de R$ 78 milhões que teria acontecido na gestão anterior. O Executivo prometeu para hoje o depósito da segunda parcela dos vencimentos de cerca de 3,6 mil servidores que recebem até 4 mil reais. Mas o prazo para os outros 1,6 mil não foi definido.
De qualquer forma, um dos diretores do sindicato, Aires Ribeiro, já afirmou que a paralisação está mantida mesmo se o pagamento de parte dos salários for feita entre hoje e amanhã. A entidade garantiu o cumprimento de 30% dos serviços essenciais, índice estabelecido em lei. A greve afeta a Saúde, a Educação e a coleta de lixo, assim como a Segurança, já que os guardas municipais também estão parados.
Às 11h está prevista uma passeata até a sede da corporação. Às 14h, nova assembleia está marcada, caso alguma proposta seja feita pela Administração Municipal.