A Sanasa inaugurou nessa sexta-feira a Estação de Tratamento de Esgoto do San Martin. Com investimento de quase R$ 14 milhões, 151 mil reais , essa unidade vai beneficiar uma população de 10.620 habitantes dos bairros: Vila San Martin, Vila Olímpia, Parque Cidade de Campinas e Campo Florido. O Terminal Intermodal de Cargas também será atendido. A ETE San Martin, localizada na Estrada do Peri, próxima à Av. Comendador Aladino Selmi, tem capacidade para tratar 35 litros de efluentes por segundo.
O esgoto tratado será despejado no Ribeirão Quilombo/Bacia do Rio Piracicaba. O processo de tratamento do esgoto da ETE consiste em uma estação elevatória de esgoto bruto que bombeia o efluente até o tratamento preliminar, composta por peneiras e caixas de areia. Em seguida, é feito o tratamento biológico, com tanques de aeração, onde á introduzido oxigênio para que as bactérias responsáveis pelo tratamento possam se desenvolver.
Finalmente é feita a separação do iodo pela decantação para que o esgoto tratado seja coletado e em seguida a desinfecção para que o efluente possa ser despejado no Ribeirão Quilombo. O excedente passa pelo processo de desidratação e é encaminhado para o aterro sanitário. A ETE San Martin, que começa a operar na segunda semana de novembro, vai permitir que Campinas atinja 95% de capacidade de tratamento de esgoto.