Um caso de raiva animal, confirmado essa semana, colocou a Secretaria de Saúde de Campinas em atenção. O homem, de 31 anos, acabou mordido por um cão infectado pela doença, em outubro passado, no Jardim Aeroporto, depois de socorrer o animal que tinha sido atropelado.
O registro ocorreu 33 anos depois do último caso contabilizado no município.
Quem tem cães e gatos em casa deve redobrar a atenção. Isso porque, às vezes, eles acabam mexendo em morcegos caídos, e podem se tornar contactantes. Nesse caso, passa a ser necessário fazer um trabalho de acompanhamento junto a esse animal para ver se ele não contraiu a doença.
O Médico Veterinário da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Ricardo Conde Rodrigues, faz um alerta. Jamais as pessoas devem ter contato com o morcego.
Esse ano, Campinas não realizou campanha de vacinação animal em função da falta do material. De acordo com Rodrigues, o problema afeta todo o Estado e a previsão de campanha é apenas para 2016
Ele, porém, recomenda que os donos de animais mantenham os bichos vacinados
Quem encontrar um morcego em casa pode entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonozes de Campinas pelo telefone 3245-1219.




