Um levantamento sobre os dados ambientais de 308 cidades do mundo foi apresentado pela organização internacional CDP, em Campinas, na tarde desta terça-feira. O estudo é divulgado anualmente e fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação ambiental e aponta o que os municípios estão fazendo para o desenvolvimento de políticas públicas que visam a sustentabilidade.
90 cidades da América Latina reportaram seus dados ambientais ao CDP. Deste total, apenas 25 delas fazem a medição da emissão de gás carbônico. 94% dos municípios identificaram riscos climáticos por causa da poluição. Segundo a diretora do CDP na América Latina, Juliana Lopes, a crise hídrica registrada no sudeste brasileiro e a epidemia de dengue em todo o país são exemplos de consequências da degradação ambiental.
Ainda de acordo com o estudo, 76% das cidades da América Latina informaram que esses fatores de riscos interferem na economia, fragilizando, por exemplo, a agricultura e o turismo. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, afirmou que é importante o envio de dados para o CDP, para que as cidades tenham um ponto de partida para o investimento em tecnologias sustentáveis. O estudo desenvolvido pelo CDP envolvem as cidades que abrigam mais de 50% da população mundial e que são responsáveis por 75% das emissões de carbono do planeta.