A Transurc, empresa que reúne as permissionárias do transporte público de Campinas, iniciou a instalação de um sistema nos ônibus que permite o reconhecimento por biometria facial. Segundo o diretor de comunicação e marketing da Transurc, Paulo Bardal, serão câmeras que farão reconhecimento do usuário e se ele realmente é o titular do cartão de passe, já que o mesmo é para uso pessoal. Com isso, segundo Bardal, é possível evitar fraudes no transporte púbico da cidade.
O diretor de comunicação e marketing da Transurc completou dizendo que, sem fraudes, aumenta a arrecadação das empresas, e com isso são possíveis novos investimentos. Os usuários se dividem nas opiniões favoráveis e contrárias. Suelene diz acha que o investimento de R$ 6 milhões que será feito pelas empresas deveria ser aplicado em outros pontos, como a melhoria dos próprios veículos, por exemplo.
Já Luciana acredita que essa medida vai diminuir a possibilidade de roubo e aumentar a própria segurança dos usuários, tendo em vista que um terceiro não vai poder usar o cartão.
Um dado da Transurc mostra que 36% dos usuários não pagam passagem por terem benefícios do transporte público, e a medida impediria que outros usassem o cartão desses que são isentos.