CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Raios devem ser mais comuns até o próximo verão

A proximidade do verão traz com ela um período de chuvas fortes e tempestades. Junto a essas tempestades estão os raios, que em muitas oportunidades causam prejuízos à rede elétrica

Raios devem ser mais comuns até o próximo verão
A proximidade do verão traz com ela um período de chuvas fortes e tempestades. Junto a essas tempestades estão os raios, que em muitas oportunidades causam prejuízos à rede elétrica nas cidades e os aparelhos diretamente ligados a ela. Na madrugada da última sexta-feira, 20 de novembro, a região de Campinas registrou uma dessas tempestades, […]

A proximidade do verão traz com ela um período de chuvas fortes e tempestades. Junto a essas tempestades estão os raios, que em muitas oportunidades causam prejuízos à rede elétrica nas cidades e os aparelhos diretamente ligados a ela. Na madrugada da última sexta-feira, 20 de novembro, a região de Campinas registrou uma dessas tempestades, acompanhada pela descarga de 1209 raios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Desses, 500 foram os mais graves, aqueles que tocam o chão e que expõe a população a riscos. Em Campinas especificamente a CPFL Energia, responsável pelo fornecimento, registrou a interrupção de energia para 50 mil clientes. Segundo Osvanil Pereira, Gerente de Operações da Companhia, em alguns casos os raios podem inclusive danificar a rede de distribuição.

Ainda segundo Osvanil Pereira 95% dos casos são automaticamente reconhecidos pela CPFL e o restante é registrado através do contato dos clientes com os canais de comunicação disponíveis. Casos como a tempestade da última sexta deverão ser um pouco mais comuns no próximo verão, como prevê a meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila.

A meteorologista lembra ainda que as descargas elétricas procuram o menor caminho entre as nuvens e a terra, por isso muitas vezes elas atingem árvores, antenas, fios de telefone e cabos de energia de eletrodomésticos, por isso, durante esse tipo de evento, a população deve ficar longe dos alvos. Aliás, são os eletrodomésticos os mais atingidos quando existe uma descarga elétrica. Se algum deles, ligados a tomada, queimar, a companhia de energia pode ser responsabilizada? Segundo o assessor técnico do Procon Campinas, Francisco Togni, sim, mas ele lembra que o consumidor tem prazos e ritos para seguir.

É importante também que o consumidor anote data e horário da ocorrência e os números de protocolos de atendimento. E se não houver reparo, ele pode procurar o Procon de sua cidade e até poder judiciário.

Conteúdos