CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Setor têxtil deve demitir 50% a mais do que em 2014 na região de Americana

Dados divulgados pelo Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo apontam que 2015 deve ser pior que o ano passado. A expectativa é de que

Dados divulgados pelo Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo apontam que 2015 deve ser pior que o ano passado. A expectativa é de que a região de Americana, que abrange também Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa e Sumaré, feche o ano com cerca de três mil de missões no setor. Em 2014, as empresas instaladas nos quatro municípios demitiram dois mil trabalhadores.

Além da crise econômica que atravessa os diversos setores do comércio e, por consequência, da indústria brasileira, a investida chinesa no mercado de importação no ramo têxtil piorou o cenário. O presidente do Sinditêxtil SP, Alfredo Bonduki, cita os números negativos do setor

Ele comenta que no ramo da confecção a mão de obra é intensiva e, predominantemente feminina com cerca de 75% do efetivo no mercado. Além disso, metade do custo da confecção é de mão de obra.

Para o presidente do Sinditêxtil, o mercado ainda vê o futuro próximo com pessimismo retraindo ainda mais os investimentos.

Números divulgados recentemente mostram que os setores têxtil e de confecção paulista já acumulam cerca de 14 mil demissões nos primeiros oito meses de 2015.

Compartilhe

Conteúdos