O sistema de registro de boletins de ocorrência da Polícia Civil ficou inoperante entre a noite de quinta e a manhã desta sexta-feira em Campinas. Muita gente desistiu de procurar as delegacias. Outras decidiram esperar. A falha afetou principalmente os plantões policiais, como o 4º Distrito Policial e as duas delegacias seccionais da cidade, que contam com centrais de flagrante.
Pâmela Cristina chegou ao 1º Distrito Policial depois das 20h e preferiu ficar no local. Vítima de roubo dentro do ambiente de trabalho, ela passou a madrugada em claro sem saber quando seria atendida. Também no 1º DP, por volta das 9h, uma equipe de guardas municipais aguardava a volta do sistema. Há 12 horas na delegacia, os agentes deveriam ter encerrado o turno às 23h.
Eles não quiseram gravar entrevista, mas contaram que continuariam esperando pelo registro da ocorrência de desacato. Com isso, o homem detido foi mantido no local até que o problema fosse resolvido. A falha em Campinas também teria ocorrido em Valinhos, Vinhedo, Limeira, Piracicaba, Nova Odessa, Americana, Hortolândia e Sumaré e foi solucionada ainda durante a manhã. A reportagem consultou a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que alegou que uma inconsistência no componente de geoprocessamento causou a falha, mas informou que o sistema já voltou ao normal.