CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Legislativo de 13 cidades da RMC tem nota baixa no quesito transparência

Um levantamento do Ministério Público aponta que 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas tem nota baixa quando o assunto é a transparência no poder legislativo. A com a pior

Legislativo de 13 cidades da RMC tem nota baixa no quesito transparência
Um levantamento do Ministério Público aponta que 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas tem nota baixa quando o assunto é a transparência no poder legislativo. A com a pior avaliação é Holambra que teve nota 1,2. As outras cidades com nota abaixo de cinco foram: Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Paulínia, […]

Um levantamento do Ministério Público aponta que 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas tem nota baixa quando o assunto é a transparência no poder legislativo. A com a pior avaliação é Holambra que teve nota 1,2. As outras cidades com nota abaixo de cinco foram: Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Valinhos.

O trabalho do MP chamado Métrica da Transparência vai ao sentido da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, estabelecida para 2015. Foram atribuídas notas de zero a 10. O principal objetivo foi verificar se as Câmaras de vereadores oferecem ferramenta online que possibilite a fiscalização de contratos e dos gastos públicos pelos cidadãos.

Acima de 5, e portanto, mais próximo dessa ideia de transparência, estão sete cidades da RMC. A com melhor avaliação é Vinhedo, com nota 8,8. Americana, Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste estão nessa lista.

A reportagem acessou o site da Câmara de Holambra, com a pior avaliação. Há um link de “contas”, sendo que a última atualização, nesse dia 03 de dezembro, era o balanço financeiro do mês de maio de 2015. Na página do legislativo de Vinhedo, o mais bem avaliado, há um espaço chamado “Portal da Transparência”. Para comparar, clicamos no link “contas”, que estavam atualizadas até o mês de outubro.

Conteúdos