Legislativo de 13 cidades da RMC tem nota baixa no quesito transparência

Um levantamento do Ministério Público aponta que 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas tem nota baixa quando o assunto é a transparência no poder legislativo. A com a pior avaliação é Holambra que teve nota 1,2. As outras cidades com nota abaixo de cinco foram: Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Morungaba, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Valinhos.

O trabalho do MP chamado Métrica da Transparência vai ao sentido da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, estabelecida para 2015. Foram atribuídas notas de zero a 10. O principal objetivo foi verificar se as Câmaras de vereadores oferecem ferramenta online que possibilite a fiscalização de contratos e dos gastos públicos pelos cidadãos.

Acima de 5, e portanto, mais próximo dessa ideia de transparência, estão sete cidades da RMC. A com melhor avaliação é Vinhedo, com nota 8,8. Americana, Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste estão nessa lista.

A reportagem acessou o site da Câmara de Holambra, com a pior avaliação. Há um link de “contas”, sendo que a última atualização, nesse dia 03 de dezembro, era o balanço financeiro do mês de maio de 2015. Na página do legislativo de Vinhedo, o mais bem avaliado, há um espaço chamado “Portal da Transparência”. Para comparar, clicamos no link “contas”, que estavam atualizadas até o mês de outubro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

3/4 dos campineiros perdem mais de meia hora no trânsito para o trabalho

Hospital Irmãos Penteado

Três das emendas impositivas investigadas de 2025 já foram pagas pela Prefeitura; em 2024 apenas uma não foi

Refugiados palestinos em Morungaba comemoram fim da guerra em Gaza

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.