Moradores de Campinas decidiram fechar uma rua por iniciativa própria alegando insegurança. Localizada no Jardim Guarani, a Rua Joaquim de Almeida Petta teve um de seus trechos bloqueados com floreiras de concreto, na esquina com a Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina.
A Secretaria de Urbanismo informou que já solicitou vistoria no local e que até a próxima semana as ruas serão reabertas.
No último dia 12, moradores do Jardim Paraíso, vizinho ao Jardim Guarani, também fecharam as ruas Santa Ernestina e Professor Saul Carlos da Silva, na altura da Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina.
A Prefeitura informou que um decreto de 2011 permite que essas ruas tenham um cinturão de segurança, com restrição ao acesso e implantação de guaritas, mas que elas não podem ter a passagem obstruída.
Em relação à insegurança, a Prefeitura informou que o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Carlos Augusto Baggio, esteve no local há cerca de 20 dias e o patrulhamento da Guarda Municipal foi reforçado na região.