CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Revisão do automóvel antes de viajar evita problemas e gastos com consertos

Final e início de ano, festas, férias. Este é o período do ano em que o maior número de pessoas viajando. Isso impacta diretamente nas estradas, uma vez que o

Revisão do automóvel antes de viajar evita problemas e gastos com consertos
Revisão antes de viajar evita problemas na estrada

Final e início de ano, festas, férias. Este é o período do ano em que o maior número de pessoas viajando. Isso impacta diretamente nas estradas, uma vez que o modal rodoviário é o mais utilizado no país. E a maioria das pessoas viaja de carro. E não é difícil nestas viagens ver veículos parados no acostamento apresentando algum tipo de problema, e dando dor de cabeça ao motorista e aos passageiros. Em boa parte das vezes, isso se deve à falta de manutenção preventiva antes das viagens, especialmente as de longa distância.

Revisão antes de viajar evita problemas na estrada
Revisão antes de viajar evita problemas na estrada

Ricardo Rodrigues, Mecânico de uma oficina de Campinas, conta que com a crise econômica, o movimento na oficina caiu, e que com isso, muitos deixaram de realizar a revisão do automóvel. “Aqui houve uma queda de 35% no movimento por conta da crise. Mas devemos lembrar que é importante fazer revisão sempre que for viajar, para não ficar na estrada”.

O Consultor Automotivo, César Urnhani, reforça a ideia de que é errado deixar de realizar a revisão baseado na falta de dinheiro. “Se você já acha que está no princípio de uma crise, se sair de carro sem manutenção, você vai se afundar nessa crise. Se você não pode pagar pela manutenção do carro para viajar, então não saia”.

O preço da revisão pode variar de acordo com o veículo, ficando em torno de R$400 a R$500. Urnhani ressalta quais os pontos principais que devem ser checados na revisão. “É importante verificar todos os fluídos, fluído de freio, óleo, suspensão, alinhamento, calibragem dos pneus, toda a parte de iluminação, limpadores de para-brisas, velas, filtros de ar, filtros de combustível”.

É importante ressaltar que a revisão deve ser feita dias antes da viagem, e não na véspera ou na antevéspera, pois além de haver o risco da oficina não ter disponibilidade de verificar seu veículo de imediato, também há a possibilidade de trocas de peças ou fluídos serem realizadas, o que demanda tempo. Além disso, tudo o que é necessário fazer com urgência, tem custo maior.

Urnhani finaliza lembrando de outras precauções que devem ser tomadas pelo motorista antes de uma viagem. “Descansar bem, não ter pressa para chegar, escolher um bom horário para viajar, verificar os documentos do carro, e as ferramentas como o macaco e triângulo”.

Conteúdos