Quase 16 mil candidatos começam, nesse domingo, a maratona de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2016 que se estende até a terça-feira, dia 19. As provas têm início às 13h com duração de quatro horas e serão aplicadas em 20 cidades do Estado de São Paulo e Brasília.
Os candidatos aprovados para a segunda fase devem fazer todas as provas, independentemente do curso escolhido.
A segunda fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas. Cada uma das provas é composta de seis questões, com exceção da Redação. Hoje, os candidatos fazem a prova de Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.
Amanhã os candidatos a uma das cerca de 3,3 mil vagas na Unicamp realizam as provas de História, Matemática e de Geografia. Já na terça-feira, último dia de vestibular, será a vez das provas de Química, Física e Biologia.
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova só será permitido até as 13 horas impreterivelmente.
No primeiro dia da segunda fase, o candidato deverá levar uma foto 3×4 tirada em 2015, com nome e número de inscrição anotados no verso. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.
A primeira chamada será divulgada dia 12 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula pela internet nos dia 13 ou 14 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), em formulário específico.
Este ano, 71.387 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada em 22 de novembro. São oferecidas 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. A Comvest registrou um número recorde de inscritos no Vestibular Unicamp 2016: 77.760 candidatos.