CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Falta de repasse do Ministério da Saúde gera falta de vacinas em Campinas

As vacinas contra hepatite A e B, DTP e Tetra Viral continuam em falta nas unidades de saúde de Campinas. Andrea Barbosa, Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, disse que

Falta de repasse do Ministério da Saúde gera falta de vacinas em Campinas
As vacinas contra hepatite A e B, DTP e Tetra Viral continuam em falta nas unidades de saúde de Campinas. Andrea Barbosa, Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, disse que o repasse não tem sido feito com regularidade pelo Ministério da Saúde. Andrea informou que o problema ainda não afeta a saúde pública no caso da […]

As vacinas contra hepatite A e B, DTP e Tetra Viral continuam em falta nas unidades de saúde de Campinas. Andrea Barbosa, Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, disse que o repasse não tem sido feito com regularidade pelo Ministério da Saúde.

Andrea informou que o problema ainda não afeta a saúde pública no caso da hepatite A, graças á qualidade do saneamento básico de Campinas, já que a doença transmitida pela água contaminada. Além disso, há constante cobrança pelo repasse e a elaboração de estratégias para evitar que as crianças fiquem sem as vacinas básicas, como a BCG que está com fornecimento reduzido, apesar de não estar me falta.

No caso, da vacina DTP, contra difteria, tétano e coqueluche,  aos 15 meses e 4 anos, está sendo feita a substituição pela pentavalente. De acordo com Andrea Barbosa, a previsão para normalização do repasse não foi informada pelo Ministério da Saúde, apesar da Imprensa ter noticiado que seria em fevereiro. A  justificativa do Ministério da Saúde é a falta de vacinas nos mercados nacional e internacional.

Conteúdos