Governo do estado monta operação após caso de Zika em Piracicaba

davi uip editadaO secretário Estadual de Saúde, David Uip, confirmou neste sábado, dia 30, em Campinas, que o estado de São Paulo tem dois casos autóctones de zika vírus. Em entrevista coletiva ele apontou o caso de uma gestante com idade entre 20 e 29 anos,  de Piracicaba. O outro registro é de uma gestante com 32 anos, da cidade de Bauru.

Segundo o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, quatro casos de zika vírus foram confirmados no estado de SP entre 2015 e início deste ano e 18 casos de microcefalia relacionado ao vírus são suspeitos também neste período.

Ainda sem uma vacina que possa combater o vírus, o secretário de Estado montou uma operação nos municípios que já registraram incidência de microcefalia associada ao zika vírus e nas cidades que investigam o aparecimento da doença. Segundo Uip, alguns protocolos devem ser seguidos pelas equipes de controle de endemia de cada município e que ações de bloqueio  foram tomadas nas duas cidades do Estado de São Paulo que tiveram casos autóctones do zika vírus, ou seja, Bauru e Piracicaba.

A paciente de Piracicaba, segundo a prefeitura municipal, passou os exames que descartaram microcefalia no bebê. A jovem gestante passou por acompanhamento médico e será monitorada pelas equipes durante e depois do nascimento da criança.

A gestante de Bauru, segundo a secretaria de Saúde Municipal, também está sendo monitorada nesta que é a tua terceira gestação. Ela procurou o atendimento médico numa das UPAs daquela cidade.

Na região Metropolitana de Campinas, além da cidade sede, uma outra confirmou, na última quarta-feira, dia 27, que investiga ocorrências de zika vírus. Em Campinas um caso está sendo apurado e 19 foram descartados. Já, em Americana, uma gestante é suspeita de ter sido a primeira a contrair a doença neste ano.

Em 2015, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram quatro casos autóctones de zika vírus em todo o estado, sendo dois deles em Sumaré

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.