Prefeito e ex prefeito de Vinhedo têm bloqueio de bens por fraudes na merenda

A Justiça Federal decretou a indisponibilidade de bens do prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, em ação do Ministério Público sobre improbidade administrativa. Outros 14 réus também estão no processo e passam pela sanção.

Eles fariam parte de esquema de fraude em licitações, com favorecimento e superfaturamento de produtos da merenda escolar no município em cinco contratos entre 2011 e 2013. A diferença dos preços em relação ao mercado chegaria a 587%, segundo a Procuradoria.

As irregularidades teriam causado prejuízos de R$ 9 milhões ao erário, sendo parte dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O atual prefeito na época era secretário de Educação e além dele, entre os réus estão, o ex-prefeito  Milton Serafim, o então secretário de Administração, José Pedro Cahun, o ex-controlador geral Elvis Olívio Tomé (hoje, secretário de Assuntos Jurídicos) e a ex-diretora de Compra e Serviços, Bruna Cristina Bonino (atualmente na chefia da Controladoria Geral de Vinhedo).

A indisponibilidade de bens atinge ainda as empresas JV Alimentos, Conser Comércio de Alimentos e Serviços, Marcelo Pereira Bezerra EPP e Cecapa Distribuidora de Alimentos.

Elas e outras sete companhias que também teriam participado das ilegalidades estão proibidas de firmar novos contratos com a Prefeitura de Vinhedo.

Segundo investigações do MPF, ao todo, 31 pessoas físicas e jurídicas se envolveram no esquema.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sistema online para agendamento de consultas nas UBSs de Limeira já está funcionando

Lagoa do Taquaral terá feira de adoção de animais neste domingo; veja fotos

Tem interdição na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.