A Polícia Civil também cumpriu mandados de busca e apreensão na prefeitura de Campinas, nesta terça-feira (19/01). Os trabalhos compõem investigações da Seccional da cidade de Bebedouro, referente a contratos da merenda escolas com determinadas empresas. Além de Campinas, na região metropolitana, foram cumpridos mandados nas prefeituras de Sumaré e Americana.
No processo são citadas a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar, a Horta Mundo Natural e a Associação Agrícola e Orgânica de Bebedouro.
A prefeitura de Campinas informou que as empresas citadas participaram de quatro chamadas públicas no município, ganhando duas no fornecimento de suco de laranja, com contrato vigente de 2012 a 2013 e 2013 a 2014. Também informou que não houve nenhum problema contratual e que durante a ação da Polícia Civil, foram levados documentos. Por fim, a administração ressalta que a Prefeitura de Campinas é uma colaboradora da Justiça nestas investigações.
A prefeitura de Americana disse apenas que os contratos investigados foram firmados na gestão anterior.
Em Sumaré, administração disse, por nota, que as três empresas envolvidas na investigação sequer participaram dos processos licitatórios do município, portanto, segundo a prefeitura, não têm qualquer tipo de vínculo ou contrato.