Um funcionário do Centro de Saúde do São José foi assaltado na manhã desta terça-feira, ao chegar à unidade de Campinas. Um bandido armado roubou o carro do profissional. Em dois meses, este é terceiro assalto que ocorre no posto de saúde, segundo o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais, Affonso Basílio. Os casos de violência, inclusive, não são exclusividade desse espaço. O Centro de Saúde Nova América, no ano passado, sofreu com os assaltos, foram sete em 40 dias.
Para o diretor do sindicato, a situação em que se encontram algumas unidades de saúde propicia a prática de crimes, como os assaltos. O atendimento no CS São José ficou parcial com o ocorrido.
Por falar em atendimento, no Centro de Saúde do Ipaussurama, apenas casos de urgência e emergência são atendidos nesta terça, já que ontem, segunda-feira, uma enfermeira foi agredida por um paciente.
Em nota a prefeitura informou que a diretoria do Centro de Saúde São José já iniciou o planejamento para reforçar a segurança do local, a partir de discussões com o Conselho de Saúde, com trabalhadores e representantes. Como solução imediata, fala que a Guarda Municipal foi acionada para reforçar as rondas, principalmente nos horários de abertura e fechamento. Diz ainda que será feito o contato com a Polícia Militar, para reforço da segurança no bairro.
Sobre estrutura destaca que a reforma e ampliação da unidade deve acontecer nesse primeiro semestre, com revisão de toda iluminação externa, reforço nas barreiras físicas e revitalização da arborização para melhorar as condições de segurança.
Sobre o CS Ipaussurama diz que a Secretaria de Saúde planeja uma mudança na recepção, para melhorar o acolhimento e ampliar as condições de segurança.
Assessoria informou ainda que os Centros de Saúde de Campinas desenvolvem projetos de Cultura de Paz nos bairros.