A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, no Jardim Santa Lúcia, em Campinas, entrou para o Mapa Brasileiro da Inovação e Criatividade na Educação Básica. O reconhecimento do Ministério da Educação tem o objetivo de identificar escolas com práticas inovadoras e criativas como forma de servir de exemplo para outras escolas do país. A análise é feita através dos quesitos: gestão, currículo, ambiente e métodos nos quais o estudante aparece como protagonista da sua aprendizagem.
O processo de inovação começou a ser implantado há três anos e passa por várias esferas da unidade, que vão do pedagógico a alimentação escolar. A diretora da escola, Rosângela de Assis, explica que um dos diferenciais da Emílio Miotti são os chamados ateliês de ensino, que tem duração de três meses e são voltados para os alunos do 5ª ao 9ª ano, integrando todas as disciplinas. E por ter feito acontecer, o a escola recebeu a visita do Prefeito de Campinas Jonas Donizette, que destacou o intenso envolvimento dos profissionais, alunos, pais, conselho e escola, afirmando ter a intenção de expandir esse exemplo a outras escolas de Campinas.
A Secretária de Educação de Campinas, Solange Pelicer, disse que ao conhecer esse projeto proposto pela escola fez questão de apoia e criar condições para sua concretização. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, passou assim a integrar um mapa que é formado por 178 escolas entre públicas e privadas do país.