Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Centro – da Rua Irmã Serafina em Campinas realizam uma paralisação de 24h a partir das 6h desta quarta-feira em protesto contra uma agressão física e ameaça de morte sofridas por uma técnica de enfermagem. A agressora foi uma paciente de 35 anos que reclamava do atendimento na manhã da terça-feira. A ocorrência foi no setor de medicação, onde tinham muitos pacientes, inclusive idosos, que se assustaram porque a paciente chegou a dar um tapa no rosto da técnica de enfermagem.
A funcionária agredida, muito assustada, não quis gravar entrevista. Mas, a colega dela, que estava no local, conta que a mulher estava muito agressiva. Ela conta que além da agressão física, a paciente ameaçou perseguir e matar a funcionária a pós o expediente. A Guarda Municipal precisou ser chamada e todos foram levados para delegacia.
Só foram atendidos casos de urgência e emergência, os demais pacientes foram orientados a se dirigir ao Hospital Mário Gatti. O protesto teve o objetivo de cobrar também a presença da Guarda Municipal 24h no local e um trabalho de conscientização na comunidade sobre como conviver em harmonia sem a violência. Além dessa ocorrência, na terça-feira um funcionário sofreu assalto à mão armada no CS São José.
Para Gerardo Melo, Membro do Conselho Municipal de Saúde, a Prefeitura perdeu o controle da área da saúde. E cobra aumento no quadro de funcionários. A prefeitura de Campinas informou que esse acolhimento solicitado é feito quando ocorre a classificação sobre a gravidade dos casos. Informou ainda que a unidade, que atende de 300 a 350 pacientes adultos por dia tem segurança patrimonial da guarda da Gocil 24 horas, com seis médicos ao dia e 4 de noite.
Com relação à contratação, desde 2013, relaciona 1.900 funcionários para a área da Saúde, com previsão de mais profissionais, inclusive médicos e enfermeiros. Além disso, a Prefeitura garante desde 2013, foram entregues mais de 22 reformas e ampliações, além de dois novos Centros de Saúde – CS Oziel e San Martin – e da nova sede do CS Centro com outras 30 reformas e ampliações previstas além de novos Centros de Saúde, como o do San Diego. Sobre a Cultura de Paz solicitada, a Secretaria de Saúde informa que os Centros de Saúde desenvolvem projetos nos bairros das suas áreas de abrangência, especialmente em comunidades de vulnerabilidade social.