Governo quer obras de barragens de Pedreira e Amparo ainda em 2016

O governo do estado de São Paulo quer iniciar em março o processo de licitação para a construção dos reservatórios do Jaguari em Pedreira e do Camanducaia em Amparo, na região de Campinas. O primeiro passo é a pré-qualificação de empresas interessadas na execução das obras e a intenção é iniciar os trabalhos até o fim do ano.

A previsão é que o custo total seja de R$ 550 milhões. O valor já está financiado através da Corporação Andina de Fomento, mas vai precisar do aval da Assembleia Legislativa do Estado para ser remanejado.

O montante, segundo o governador do Estado, Geraldo Alckmin, já está garantido e seria gasto em intervenções planejadas para outros locais da Região Metropolitana de São Paulo. Ele ainda explica que vai utilizar uma verba de R$ 36 milhões do Tesouro para iniciar as desapropriações necessárias nas duas cidades.

Inicialmente, o governo estadual planejava a utilização de recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento, mas o isso não foi possível e por isso o remanejamento foi necessário. Com isso, a intenção do secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, é de iniciar os trabalhos ainda em 2016.

Ele cita ainda a autorização do órgão federal de relações internacionais. As duas barragens vão abastecer 20 municípios da região de Campinas, cidade que atualmente faz a captação diretamente do Rio Atibaia.

As informações foram confirmadas pelo governador durante o evento que marcou o início das obras de interligação da represa Jaguari, na bacia do Rio Paraíba do Sul, com a represa Atibainha, no Sistema Cantareira. A medida vai garantir um reforço de 5,13 metros cúbicos por segundo no abastecimento da Grande São Paulo e da região de Campinas a partir do primeiro semestre de 2017, quando os trabalhos devem ser entregues.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.