Ouça ao vivo

Governo quer obras de barragens de Pedreira e Amparo ainda em 2016

O governo do estado de São Paulo quer iniciar em março o processo de licitação para a construção dos reservatórios do Jaguari em Pedreira e do Camanducaia em Amparo, na região de Campinas. O primeiro passo é a pré-qualificação de empresas interessadas na execução das obras e a intenção é iniciar os trabalhos até o fim do ano.

A previsão é que o custo total seja de R$ 550 milhões. O valor já está financiado através da Corporação Andina de Fomento, mas vai precisar do aval da Assembleia Legislativa do Estado para ser remanejado.

O montante, segundo o governador do Estado, Geraldo Alckmin, já está garantido e seria gasto em intervenções planejadas para outros locais da Região Metropolitana de São Paulo. Ele ainda explica que vai utilizar uma verba de R$ 36 milhões do Tesouro para iniciar as desapropriações necessárias nas duas cidades.

Inicialmente, o governo estadual planejava a utilização de recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento, mas o isso não foi possível e por isso o remanejamento foi necessário. Com isso, a intenção do secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, é de iniciar os trabalhos ainda em 2016.

Ele cita ainda a autorização do órgão federal de relações internacionais. As duas barragens vão abastecer 20 municípios da região de Campinas, cidade que atualmente faz a captação diretamente do Rio Atibaia.

As informações foram confirmadas pelo governador durante o evento que marcou o início das obras de interligação da represa Jaguari, na bacia do Rio Paraíba do Sul, com a represa Atibainha, no Sistema Cantareira. A medida vai garantir um reforço de 5,13 metros cúbicos por segundo no abastecimento da Grande São Paulo e da região de Campinas a partir do primeiro semestre de 2017, quando os trabalhos devem ser entregues.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.